sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Movimento Cansei


Membro diretor da Unisocial, Valmor Bueno da Luz e colaborador, Marcelo Finger Santos, ao lado da equipe do OdontoSesc, participanto do Movimento Cansei, no último dia 17, em Curitibanos-S.C.




*Quer saber mais sobre o Movimento Cansei?acesse www.cansei.com.br

26 comentários:

unisocial disse...

muito bom saber que existe uma ong voltada para a cidade saudável

Anônimo disse...

UNISOCIAL – União de Associados Pela Cidade Saudável
CNPJ Nº 08.239.740/0001-97
ONG – Organização Não Governamental Sem Fins Lucrativos
www.unisocial.blogspot.com
Lema: “Transparência e responsabilidade social”
Meta: “Cidadania e bem-estar social”
Declarado de Utilidade Pública pela Câmara de Vereadores


PARA CONTRIBUIÇÕES VOLUNTÁRIAS:
BANCO SICOOB Nº 756; AG 3081; C.C.: 1465-6

“É um privilégio fazer parte e/ou apoiar essa ONG”

Anônimo disse...

O VALOR DA CIDADANIA PLENA


Unisocial – União de associados pela cidade saudável
www.unisocial.blogspot.com

Minha gente, a sociedade correiapintense precisa sair da letargia e caminhar com suas próprias pernas. Precisa aprender organizar-se. Ela necessita deixar de ser platéia e passar a ser protagonista no palco da vida do município, de sua própria história. Necessita aprender a sonhar com o seu futuro. Um velho ditado diz que “o povo tem o governo que merece”. Para construirmos a tão sonhada cidade saudável, cada cidadão precisa ser mais do que um simples eleitor, precisa sim, estar apostos no exercício da cidadania plena. É imprescindível superar a ilusão de achar que à custa das velhas promessas, os próximos detentores do poder público (legislativo e executivo) serão o paladino da cidadania e o “salvador da pátria” ou a “tábua da salvação”. Isso não existe minha gente. Seria ledo engano pensarmos assim. Não importa quem seja eleito. Poderia ser até eu ou você, cidadão. O sistema está viciado. O ciclo não será rompido mesmo que nomes honrosos assumam o poder, por meio do sufrágio eleitoral que acontecerá neste ano. Lamentavelmente, a corrupção permeia o meio público e o privado em nosso país. Recente pesquisa da Organização das Nações Unidas apontou o Brasil como um dos paises mais corruptos do planeta. Isso é um absurdo, não acham? Que vergonha! O país é composto de cidades com suas prefeituras. Chega de termos aquela idéia de que o prefeito é “o dono da cocada” e que os vereadores são “a última coca-cola no deserto”. Na verdade, todo e qualquer funcionário público, contratado e efetivo, inclusive os detentores de cargo eleitoral, enfim, todos estes não passam de servidores públicos. A diferença entre ambos é que este é eleito para nos representar na gestão e legislação pública. O patrão somos nós os eleitores.
Vamos parar de subir pela escada desse edifício de 26 andares chamado emancipação de Correia Pinto, quando podemos, perfeitamente, subir pelo elevador. O elevador, minha gente, numa linguagem figurada, seria o controle da sociedade sobre as gestões públicas. Portanto, a Unisocial aponta o melhor caminho para uma cidade saudável: o caminho da gestão participativa. Ou seja, a sociedade organizada participando das decisões do que é público. Pois se é público, é de todos. A maioria dos municípios que lograram êxito, em termos de desenvolvimento social, teve como fundamento estratégico uma administração pública responsável aliada à participação social, sustentada por uma sociedade organizada e atuante. Participação em termos de associações de bairros funcionando com eficiência, associações setoriais, sindicatos, fundações, ONGs, igrejas, APPs, conselhos municipais, etc. Sobretudo, com um efetivo e legítimo controle da sociedade sobre as gestões públicas. Acompanhando mais amiúde as ações do poder legislativo, que estão à cargo dos vereadores.
Deixemos de praticar a chamada “política do avestruz”. Este lugar não pode ser “uma terra do vale tudo”, como definiu um proeminente promotor público que passou recentemente por aqui. De que forma eu posso ser efetivamente útil para o meu município, a ponto de promover mudanças estruturais? Não apenas sendo mais um na grande multidão. Vamos escrever nossa história. Sejamos os atores no palco da cidadania e não apenas platéia.
Minha gente, estamos no limiar das eleições municipais. É quando você volta a ter pleno valor para os “políticos”. Vamos, cada um de nós tomar consciência e tentar convencer a nós mesmos, os visinhos de nosso bairro, nossos amigos e colegas, a não trocar o voto útil por benesses efêmeras. Para cada voto negociado, resulta menos médicos nos postos de saúde, menos médicos no hospital. Para cada troca de votos, menos medicamentos, menos merenda escolar, menos ruas pavimentadas, menos transporte público, menos cuidados com as estradas do interior, menos programas de desenvolvimento social e cultural, menos cuidado com o meio ambiente e com os jovens – futuro de nosso município... enfim, menos valorização da atenção pública. Caro leitor, cara cidadã, seu voto tem muito valor, custa em média hum milhão e oitocentos mil reais por mês, refiro-me a receita bruta do nosso município que, aliás apresenta o 18º PIB do estado. Cidadania não é apenas exercer o direito do voto. É você participar constantemente das decisões que são de interesse público.



Existem três grupos de pessoas no mundo: Os removíveis, que são a grande multidão, aqueles que são facilmente removíveis- que são chamados de massa de manobra. Existe um outro grupo menor, que são os irremovíveis e existe ainda um terceiro grupo, bem menor: são os que removem os outros. Nesse pequenino grupo encontram-se os líderes e, também infelizmente os dominadores, que normalmente são os políticos, aliás, os politiqueiros. A diferença entre os dois é que os líderes são formadores de opinião própria e pensam no coletivo; e os dominadores são que pensam em si próprios e não dão a mínima para o cidadão. Você está convidado a ser um cidadão por inteiro, um líder de si mesmo em favor do progresso desse município, capital do “papel”. Escreva, você mesmo, o destino de Correia Pinto. Seja um líder de suas próprias decisões, com liberdade, usufruindo seus direitos garantidos pela democracia. Em um país democrático, nada é maior que o seu direito. Existem três tipos de oportunidades na vida: uma oportunidade; a grande oportunidade e a última oportunidade. Acredite, mesmo que pareça impossível, Correia Pinto tem chance. Você, cidadão, tem diante de si a oportunidade para mudança e progresso ao nosso município. Em alguns segundos, no dia 5 de outubro você terás o “poder” e o privilégio de traçar a possibilidade de construir um município mais saudável e mais justo, elegendo candidatos QUE , DE FATO, REPRESENTEM TODA A COMUNIDADE E QUE APOIEM O CONTROLE DA SOCIEDADE SOBRE AS GESTÕES PÚBLICAS e não votando em politiqueiros que, como “gigolôs da democracia”, REPRESENTAM A SI PROPRIOS E NADA MAIS.

“Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem a liberdade nem a segurança” . Benjamin Franklin

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer".(Albert Einstein)

”Alguém está sentado na sombra hoje, porque alguém plantou uma árvore tempos atrás”.
Warren Buffet – o 2º homem mais rico do mundo

“Antes cedo do que tarde, antes tarde do que nunca”
Valmor Bueno da Luz
Presidente da Unisocial

Anônimo disse...

CANDIDATOS QUE ASSINARAM A CARTA COMPROMISSO PÚBLICO =- CORREIA PINTO/SC
A Prefeito:
Oliveira Pires Burg;
Pedrinho Flores de Oliveira;
Vânio Forster

A vereador:
1- Almir F. Bitencourt;
2- Adriana Bernardi;
3- Anildo no Nascimento;
4- Aristides Alves de Melo;
5- Alzerino W.R. da Silva;
6- Alesamdro Padilha;
7- Aires Wanderlei de Lima;
8- Elias Miranda;
9- Franciscco Pierre;
10- João Silvestre Piola;
11- José Tadeu Gonsalves;
12- Luiz Marcelo Gomes (Bocca);
13- Jair Rodrigues Mello;
14- José Adair C Cruz (Quati);
15- Johnimetlis Marlon Bravio;
16- Vilso Rostirolla;
17- Wilson Leczmann;
18- Wolni Hames;

Anônimo disse...

A Farra do Senado e dos Vereadores
22 de dezembro de 2008
O Senado em plena tragédia, que vive Santa Catarina e Minas Gerais, na madrugada de quinta feira, num total desrespeito ao sofrimento dos desabrigados e daqueles que tudo perderam, numa criminosa agressão à democracia, aprovou o aumento de 7.543 de vereadores no Brasil.

Um verdadeiro deboche ao povo e de forma especial um desrespeito aos milhares de brasileiros, vítimas das enchentes, que estão voltando para suas casas. Esses senadores não se dão ao respeito e agem com total falta de compostura, agindo num completo deslocamento da realidade brasileira.


Tudo foi feito na calada da noite, contando eles, com a eventual omissão dos eleitores e pensando, tão somente, em aumentar a chocadeira de políticos e que os otários, deixassem de reagir. Agora vão sair de férias de Natal, não se incomodando em votar qualquer coisa, pois sabem que o seu descanso é altamente remunerado.


Nenhum dos Senadores teve a lembrança de propor a criação de uma comissão para acompanhar, durante o mês de janeiro, a evolução da crise econômica e assessorar o Executivo, nem tampouco suspender as reformas dos apartamentos de Deputados e Senadores, na qual, cada um gastará o equivalente a 20 casas para os desabrigados..


Tiveram, isto sim, pressa em aprovar essa indecência, para correr antes que a Justiça possa agir, mas, o Poder Judiciário haverá de sepultar com essa verdadeira farra dos vereadores.


A sociedade brasileira, conta com o Justiça, pois essa emenda constitucional é uma grande vergonha nacional, uma coisa absurda, cuja intenção, dos senadores, é de apenas beneficiar amigos políticos e cabos eleitorais que não foram eleitos em outubro.


Outra crítica feita na aprovação dessa chamada PEC dos vereadores é que ela aumentaria as despesas dos municípios justamente em um período de crise. O texto original inclui um artigo para diminuir o Orçamento, mas ele foi retirado na votação do Senado.


É preciso entender que não há necessidade de se aumentar as vagas nas câmara municipais. Basta você procurar os vereadores de sua cidade e pedir uma relação de seus trabalhos, como parlamentar, que tenham sido aprovados em favor do povo. Em muitos municípios, a câmara é inoperante, não faz nada e não legisla e muito menos fiscaliza os atos do prefeito.


Para nós que defendemos a liberdade política, torna-se uma questão complicada, porque pela democracia precisa haver o legislativo municipal, mas infelizmente a maior parte deles não exerce bem a função de legislador. Podemos isto sim diminuir os vereadores.


Qualquer aumento no número de vereadores será ônus para o povo, que na verdade é que paga tudo o que é gasto para o serviço público.


Não podemos aceitar, pois, essa indecência, verdadeiro escárneo de quem pouco, ou quase nada, faz em favor do país, em favor da população.


Precisamos saber quem votou a favor dessa verdadeira farra, para excluir numa próxima eleição, em suas novas pretensões.


Escreveu Carlos Fernando Priess (*)
(*) - Advogado/Mestrando em Direito - carlos@priess.com.br

UNISOCIAL disse...

LEVANTAMENTO CHOCANTE DA UNISOCIAL: APROXIMADAMENTE 75% DOS ELEITORES DE CORREIA PINTO MERCADEJARAM ( VENDERAM, LITERALMENTE) SEU VOTO A VEREADOR NA ÚLTIMA ELEIÇÃO. ISTO É LAMENTÁVEL. O CONSOLO É QUE NO PAÍS INTEIRO, NÃO FOI DIFERENTE...CONSOLO!? JÁ PARA PREFEITO, A QUESTÃO FOI OPOSTA. O POVO "PAGOU" PARA MUDAR DE SITUAÇÃO. OBSERVAÇÃO: ESTES DADOS SÃO EMPÍRICOS.

Fernando G. Madruga disse...

Gostaria de fazer parte da ONG. È possivel?
Grato
Fernando G. Madruga

Fernando G. Madruga disse...

Primeiramente gostaria de agradecer a UNISOCIAL pelo comentário em meu blog. Realmente é preocupante saber que a maioria de nossos vereadores assumiram uma cadeira no legislativo porque compraram voto, sem contar a falta de intelecto de alguns. O que nos resta a fazer é acompanhar e deixar a comunidade ciente o que esses vereadores estão fazendo em prol de nosso município.

VALMOR disse...

NÃO BASTA RESPONSABILIDADE CIVIL AO CIDADÃO, NÃO BASTA RESPONSABILIDADE SOCIAL ÀS EMPRESAS; NÃO BASTA RESPONSABILIDADE FISCAL AOS GOVERNOS. E PRECISO COMPROMISSO DE TODOS COM A RESPONSABILIDADE POLÍTICA, EXPRESSÃO DE UMA VERDADEIRA CULTURA DE CIDADANIA.

Valmor disse...

"Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma". Augusto Boal. Maior dramaturgo e teatrólogo do Brasil, embaixador mundial do teatro.

Valmor disse...

Vóz da Unisocial – o retorno
30 de maio de 2009.
“Quando as águias silenciam, os papagaios começam a tagarelar.”

Bom dia Minha gente, a Unisocial retorna com a sua voz por esse veículo de comunicação. Os nossos ouvintes devem estar lembrados que durante um anos apresentávamos a voz da unisocial e que havíamos parado com o programa por um tempo, mas agora estamos de volta. Aqui estamos outra vez. Agora todos os sábados, às 9.45h por 15 minutos traremos sempre pra você uma mensagem importante sobre temas relevantes que interessam a todos os cidadãos e população em geral. Não somos um partido político, nem uma religião. Somos uma associação organizada pela cidade saudável. A unisocial tem por objetivo principal informar, despertar mobilizar os cidadãos para um melhor e maior uso de seus direitos de cidadania. Cidadania é você gozar de seus plenos direitos civis, políticos, sociais. Bem minha gente, a ONG Unisocial já é uma realidade sólida no meio de nossa sociedade. E Ela vem para contribuir com uma cidade mais saudável, com melhor qualidade de vida. Outra importante bandeira da Unisocial é a sua luta pela conscientização da preservação do meio ambiente. E por falar nisso, vamos ser cuidadosos com a eliminação do lixo. Vamos fazer a coleta seletiva. Não vamos jogar lixo no chão, na rua, nas calçadas. Lembre, povo educado, cidade limpa.
A Unisocial, minha gente, está entrando no seu 3ª aniversário de fundação. Hoje estaremos apresentando para vocês o que a Unisocial já fez até agora, ao longo destes três anos. Também estaremos apresentando para vocês quem forma o corpo da Unisocial. Quem são os membros da Unicosial. Ainda, estaremos apresentando pra vocês o grande trabalho que a Unisocial estará promovendo nestes próximos dias.
................................................................................................................................

Minha gente, isso que nós, membros da unisocial estamos fazendo nada mais é do que a prática do exercício legítimo de cidadania. Ou seja participar, cobrar, acompanhar, fiscalizar,. Isso é cidadania plena. Isso é democracia participativa.´´E diferente , muito diferente , do que certos mensageiros anônimos covardes, quais parloeiros que andam lançando panfletos pela cidade. Cometendo um deserviso à sociedade que em nada contribui com uma cidade saudável. Tais atitudes é típico de pessoa ignóbil e réprobo. Tanta hostilidade o povo de Correia Pinto não necessita. Se o nosso município não desenvolve como deveria não é somente por causa de supostos prefeitos ou vereadores maus , mas é principalmente devido a esse tipo de gente (eleitor) que envergonha a nosso município. O que esse cidadão- cidadão??? – chama de reclamação, eu chamo de exercício de cidadania., com transparência e muitas vezes dando a cara pra bater- que é o que os membros da Unisocial tem feito ao longo destes três anos de existência da ONG. Isso sim é coragem. Você usa em sua estultícia mensagem a linguagem figurada para difamar alguém. Pois você é que é um autêntico “ muquirana em costura” conforme suas próprias palavras. Gostaria de , pela primeira e última vez, manifestar nosso repúdio e rechaçar peremptoriamente este tipo de atitude e sugerir que esse papagaio compareça na audiência pública de quinta feira para aprender o que é o legitima exercício de cidadania em prol da cidade saudável. A reflexão acima é para os mensageiros anônimo do arraso: Quando as águias silenciam, os papagaios começam a tagarelar.”

Valmor disse...

Aos mensageiros anônimos do atraso: " Quando as águias silenciam, os papagaios começam a tagarelar".

Valmor - presidente da Unisocial

TARYANE VALENTE disse...

Escola de Educação Básica Nossa Senhora dos Prazeres



Controle Social
Aluna: Taryane Madruga Valente
Série: 3º03











Correia Pinto, 28 de setembro de 2009

Controle Social
Por controle social entende-se a participação da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas públicas, avaliando os objetivos, processos e resultados.
São deveres do cidadão participar, principalmente devemos estar atentos na nossa cidade. No caso de Correia Pinto não são todas as pessoas que participam, são a minoria. A maioria tem medo de se expor, ou comprou voto e não pode cobrar(pois seu voto já foi pago), tem medo ou simplesmente acham que não é da sua conta. Todos esses estão errados. E não é culpa dos políticos a cidade estar como está, é culpa, principalmente, da sociedade. Sim, de todos nós que vemos as coisas acontecer e não fazemos nada, muito menos tentamos fazer algo. Aquele que compra o voto ajuda a deixar a cidade pior, pois quem compra voto são aqueles que falta honestidade. Aquele que realmente quer entrar para administrar(e não para roubar) o povo não da uma chance, esse tipo de político não vai contra lei. Na época de eleição é o povo que escolhe quem vai eleger, quem vai escolher para administrar o dinheiro público, e se escolhe o pior, é claro que a cidade vai ficar pior. Devemos ter consciência de tudo o que fazemos, o que fazemos de bom, será bom para todos.
Se tomarmos a iniciativa de lutar, de reivindicar, de cobrar uma administração séria que faz acontecer concerteza alguma coisa vai melhorar, alguma diferença vai acontecer.

unisocial disse...

QUALIFICAÇÃO

Não existe um consenso sobre se a elite também vai para a cadeia nos países desenvolvidos porque as cadeias são melhores ou se as cadeias são melhores porque a elite as freqüenta. Não importa. O fato é que se pode prever um sensível aprimoramento de instalações e serviços nas prisões com a qualificação progressiva da sua população.
Um sistema de cotações – cinco estrelas para prisões com celas executivas, por exemplo – e a possibilidade de o condenado escolher sua penitenciária, assegurariam o funcionamento do sistema em bases saudavelmente empresariais. As empreiteiras teriam interesse redobrado em construir boas penitenciárias, e as financeiras em financiá-la, para garantir sua participação num novo e lucrativo mercado e porque a qualquer hora elas poderiam receber seus executivos, para os quais reservariam as coberturas.
O novo e saudável hábito de prender corruptos pode ter desdobramentos inesperados. A inevitável melhora dos serviços penitenciários serviria como incentivo para confissões voluntárias. Acabariam as lutas jurídicas, a indústria de liminares e a proliferação de habeas-corpus, desafogando o nosso sistema judiciário, já que muitos acusados prefeririam reconhecer sua culpa e ir logo para a cadeia, escolhendo a que tivesse melhor bar ou ginásio, ou de acordo com a programação da TV a cabo.
Conhecendo-se a nossa indústria construtora, haveria o risco de as construções de luxo excluírem as construções populares, como já acontece no mercado de imóveis, e de criminosos comuns ficarem sem cadeia, o que aumentaria a insegurança das ruas. Mas dentro dos muros de penitenciárias modernas e confortáveis, “a elite” brasileira viveria o seu sonho de segurança total: guardas 24 horas por dia e o convívio exclusivo dos seus pares.
Veríssimo, Luis Ferdando, , 2/7/ 2000.

Anônimo disse...

CAROS LEITORES CONSCIÊNTES, MAIS UMA VEZ VEMOS OS MEIOS PÚBLICOS DESTINADOS A BUSCA DA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS SENDO USADO DE MANEIRA "ERRÔNEA"
- UMA ONG, ALGO QUE É PARA O BEM DA SOCIEDADE ESTAR SENDO USADA POR POLÍTICOS PARA A AUTO-PROMOÇÃO.
...LAMENTÁVEL!!!

A DIRETORIA disse...

ESSE É UM DOS MOTIVOS PELO QUAL O NOSSO MUNICIPIO NÃO VAI PARA FRENTE!!!!
SERÁ QUE O POVO MERECE ESTE TIPO DE ATITUTE POR PARTE DE NOSSOS REPRESENTANTES?????








Diárias dos vereadores de Correia Pinto Fonte Diário Catarinense e TCE, ano 2009



Caros companheiros, quando abrirem esta pasta, por favor, aumentem as células e vejam porque o nosso

município não prospera.

Comparem com os nossos municípios vizinhos, e vejam porque sempre aparecemos nos jornais com noticias negativas, sempre falando de coisas péssimas ou nas paginas policiais.

Claros aqueles que são eleitos pela população para serem nossos fiscais, são aqueles que nos dão maus exemplos? Quem vai fazer uma CPI para eles?

E não adianta acharmos que são alguns, pois quem aprova e recebem as diárias são todos. Têm discurso bonito mais ações péssimas.

Também merecemos, pois elegemos vereadores para nos representar que mora em outros municípios, o que podemos esperar que eles fiscalizem por telepatia?

Só mesmo Correia Pinto. Comparem com floripa e Blumenau com 21 vereadores, que festança.

Quem são eles :

Anildo nascimento, Marcos berfartt, Neusete Mazieiro, Antonio Machado, Zé Ferreira, Dione, Wolny Hames, Nico, Ronaldo Clan.









Município

Diárias Posição

Custo por Habitante



Correia Pinto R$ 177.050,00 6º R$ 11,93

Lages R$ 51.958,00 46º

Campo Belo do Sul R$ 85.500,00 25º R$ 10,73

Florianópolis R$ 66.989,29 35º R$ 0,16

Ponte Alta do Norte R$ 28.858,64 89º R$ 8,24

Blumenau R$ 28.690,00 90º R$ 0,09

Rio Rufino R$ 23.567,05 104º

Palmeira R$ 22.358,28 108

Capão Alto R$ 21.673,52 111

São José do Cerrito R$ 19.400,07 123º

Cerro Negro R$ 16.200,00 140º R$ 4,10

Urupema R$ 16.037,84 144º R$ 6,41

Ponte Alta R$ 15.580,00 147

São Joaquim R$ 13.820,00 156º

Painel R$ 3.400,00 222



Otacílio Costa R$ 400,00 veja porque Otacílio Costa cresce e Correia Pinto regride

Correia Pinto R$ 177.050,00 diaria servida a ouro!



O DC tentou entrevistar os presidentes das câmaras de Capivari de Baixo, Correia Pinto, Piratuba e Três Barras, também na lista das dez que mais gastaram com diárias. Os presidentes das câmaras Capivari de Baixo, Francisco dos Santos Justino; de Correia Pinto, Johnimettis Marcon Branco; e de Três Barras, Francisco Altavir Farias, não estavam na câmara e também não atenderam ao celular.

DIRETORIA disse...

ESSE É UM DOS MOTIVOS PELO QUAL O NOSSO MUNICIPIO NÃO VAI PARA FRENTE!!!!
SERÁ QUE O POVO MERECE ESTE TIPO DE ATITUTE POR PARTE DE NOSSOS REPRESENTANTES?????








Diárias dos vereadores de Correia Pinto Fonte Diário Catarinense e TCE, ano 2009



Caros companheiros, quando abrirem esta pasta, por favor, aumentem as células e vejam porque o nosso

município não prospera.

Comparem com os nossos municípios vizinhos, e vejam porque sempre aparecemos nos jornais com noticias negativas, sempre falando de coisas péssimas ou nas paginas policiais.

Claros aqueles que são eleitos pela população para serem nossos fiscais, são aqueles que nos dão maus exemplos? Quem vai fazer uma CPI para eles?

E não adianta acharmos que são alguns, pois quem aprova e recebem as diárias são todos. Têm discurso bonito mais ações péssimas.

Também merecemos, pois elegemos vereadores para nos representar que mora em outros municípios, o que podemos esperar que eles fiscalizem por telepatia?

Só mesmo Correia Pinto. Comparem com floripa e Blumenau com 21 vereadores, que festança.

Quem são eles :

Anildo nascimento, Marcos berfartt, Neusete Mazieiro, Antonio Machado, Zé Ferreira, Dione, Wolny Hames, Nico, Ronaldo Clan.









Município

Diárias Posição

Custo por Habitante



Correia Pinto R$ 177.050,00 6º R$ 11,93

Lages R$ 51.958,00 46º

Campo Belo do Sul R$ 85.500,00 25º R$ 10,73

Florianópolis R$ 66.989,29 35º R$ 0,16

Ponte Alta do Norte R$ 28.858,64 89º R$ 8,24

Blumenau R$ 28.690,00 90º R$ 0,09

Rio Rufino R$ 23.567,05 104º

Palmeira R$ 22.358,28 108

Capão Alto R$ 21.673,52 111

São José do Cerrito R$ 19.400,07 123º

Cerro Negro R$ 16.200,00 140º R$ 4,10

Urupema R$ 16.037,84 144º R$ 6,41

Ponte Alta R$ 15.580,00 147

São Joaquim R$ 13.820,00 156º

Painel R$ 3.400,00 222



Otacílio Costa R$ 400,00 veja porque Otacílio Costa cresce e Correia Pinto regride

Correia Pinto R$ 177.050,00 diaria servida a ouro!



O DC tentou entrevistar os presidentes das câmaras de Capivari de Baixo, Correia Pinto, Piratuba e Três Barras, também na lista das dez que mais gastaram com diárias. Os presidentes das câmaras Capivari de Baixo, Francisco dos Santos Justino; de Correia Pinto, Johnimettis Marcon Branco; e de Três Barras, Francisco Altavir Farias, não estavam na câmara e também não atenderam ao celular.

DIRETORIA disse...

ESSE É UM DOS MOTIVOS PELO QUAL O NOSSO MUNICIPIO NÃO VAI PARA FRENTE!!!!
SERÁ QUE O POVO MERECE ESTE TIPO DE ATITUTE POR PARTE DE NOSSOS REPRESENTANTES?????








Diárias dos vereadores de Correia Pinto Fonte Diário Catarinense e TCE, ano 2009



Caros companheiros, quando abrirem esta pasta, por favor, aumentem as células e vejam porque o nosso

município não prospera.

Comparem com os nossos municípios vizinhos, e vejam porque sempre aparecemos nos jornais com noticias negativas, sempre falando de coisas péssimas ou nas paginas policiais.

Claros aqueles que são eleitos pela população para serem nossos fiscais, são aqueles que nos dão maus exemplos? Quem vai fazer uma CPI para eles?

E não adianta acharmos que são alguns, pois quem aprova e recebem as diárias são todos. Têm discurso bonito mais ações péssimas.

Também merecemos, pois elegemos vereadores para nos representar que mora em outros municípios, o que podemos esperar que eles fiscalizem por telepatia?

Só mesmo Correia Pinto. Comparem com floripa e Blumenau com 21 vereadores, que festança.

Quem são eles :

Anildo nascimento, Marcos berfartt, Neusete Mazieiro, Antonio Machado, Zé Ferreira, Dione, Wolny Hames, Nico, Ronaldo Clan.









Município

Diárias Posição

Custo por Habitante



Correia Pinto R$ 177.050,00 6º R$ 11,93

Lages R$ 51.958,00 46º

Campo Belo do Sul R$ 85.500,00 25º R$ 10,73

Florianópolis R$ 66.989,29 35º R$ 0,16

Ponte Alta do Norte R$ 28.858,64 89º R$ 8,24

Blumenau R$ 28.690,00 90º R$ 0,09

Rio Rufino R$ 23.567,05 104º

Palmeira R$ 22.358,28 108

Capão Alto R$ 21.673,52 111

São José do Cerrito R$ 19.400,07 123º

Cerro Negro R$ 16.200,00 140º R$ 4,10

Urupema R$ 16.037,84 144º R$ 6,41

Ponte Alta R$ 15.580,00 147

São Joaquim R$ 13.820,00 156º

Painel R$ 3.400,00 222



Otacílio Costa R$ 400,00 veja porque Otacílio Costa cresce e Correia Pinto regride

Correia Pinto R$ 177.050,00 diaria servida a ouro!



O DC tentou entrevistar os presidentes das câmaras de Capivari de Baixo, Correia Pinto, Piratuba e Três Barras, também na lista das dez que mais gastaram com diárias. Os presidentes das câmaras Capivari de Baixo, Francisco dos Santos Justino; de Correia Pinto, Johnimettis Marcon Branco; e de Três Barras, Francisco Altavir Farias, não estavam na câmara e também não atenderam ao celular.

DIRETORIA disse...

MP ajuiza ação contra vereadores de Correia Pinto/ confira no site do jornal correio lageano ou diário catarinense.

DIRETORIA EXECUTIVA disse...

Foi instaurado procedimento para investigação dos gastos com diárias pelo Executivo de Correia Pinto (Inquerito Civil 06.2010.006150-1).
Em razão do recesso forense, o ofício aos órgãos com a requisição das informações para instrução, será enviado no primeiro dia útil forense de 2011.

Atenciosamente,

Tatiana Rodrigues Borges Agostini,
Promotora de Justiça de Correia Pinto

DIRETORIA DA UNISOCIAL disse...

12 ou 19? - O momento de decidir
Valmor Bueno da Luz
Secretário executivo da ONG Unisocial

A política ( partidária) – e não a qualidade da cidade- foi o fator preponderante na escolha de número de vereadores em Lages. Assim foi deliberado no legislativo municipal, de forma sumária, o acréscimo de 12 para 19. Sim, existe amparo na legislação para isto- Emenda Constitucional nº 58/2009. Mas, onde está o debate com o senso público? Recentemente, o Correio Lageano revelou a opção do povo na forma de enquete on-line e nas ruas. E qual foi o resultado? Quase 100% não querem o aumento. É claro que essa consulta popular deve(ria) ser contingente numa definição legislativa retroativa.
O critério para decidir alterar o número de edis tem a ver com três fatores fundamentais e indissociáveis: representatividade, legitimidade e credibilidade. Ora, sem argüir os dois primeiros, o terceiro fator é o que mais nos instiga no momento. Assim, perguntamos: os vereadores, ao terem decidido pela alteração, sem promover o debate com a sociedade, demonstraram credibilidade? Nem falemos aqui a questão do provimento exagerado na Câmara e o que irá acarretar ( e redundar) em termos de despesa pública. Uma Câmara produtiva não precisa de tudo isto. E o que é pior, a sobra de recursos raramente retorna aos cofres públicos.
Vamos considerar outro aspecto. Quais os principais atributos de um vereador? - Fiscalizar e legislar. Olhando por este ângulo, seria necessário aumentar a cota de vereadores? Para destrinchar estes dois quesitos legais, podemos dizer que fiscalizar é o chamado exercício de controle externo sobre as contas do executivo, e legislar seria, basicamente, propor e regular as leis. Para realizar isto é necessário aumentar o número de cadeiras? Acho que seria suficiente – e a EC 58/2009 estabelece isto - meia dúzia de vereadores e pronto! Eu ouso a dizer que um vereador qualificado e ético pode fazer tudo isso sozinho, desde que possua uma boa estrutura de acessoria técnica e jurídica.
Por outro lado, o que a cidade precisa de fato ( e não só de direito) é de que a sociedade não prescinda o chamado controle social dos gastos públicos, que também não deixa de ser um tipo de controle externo. A qualidade dos políticos depende muito da qualidade do controle social da população; portanto, não devemos (mais) ficar sentados esperando para saber se a decisão foi a melhor possível, ou não. Nada disso! Em que pese a decisão dos vereadores estar amparado na legislação, o legislativo – sob a égide da opinião pública- ainda ( e sempre) pode recerter este quadro, basta haver vontade de ambos os lados.

A DIRETORIA disse...

SAIBA QUANTO AS PREFEITURAS DE SC GASTARAM COM DIÁRIAS NOS ANOS DE 2009 E 2010.SOLICITE-NOS O RESULTADO DESTE LEVANTAMENTO NA´ÍNTEGRA PELO E-MAIL: ongunisocial@hotmail.com.

ONG "AQUÁRIUS" disse...

Parabéns pelo trabalhos realizado por vocês. aproveitamos para convida-los a conhecer nosso trabalho. Desde 1980, estamos no combate a corrupção e em defesa do Meio Ambiente em parceria com a AMARRIBO

Antonio José Miguéis
Ednaldo Luiz Lima

diretoria disse...

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=17949805376993678149&aid=1321348985

Diretoria disse...

Os 12 Porquês apresentados no dia da ( frustrante porém esperançosa) marcha contra a corrupção em Correia Pinto/SC
12/12/11
“Alguém está sentado na sombra hoje, porque alguém plantou a semente de uma árvore tempos atrás”

1- Por que o número de habitantes de nosso município vem reduzindo vertiginosamente ano apos ano, sendo que nos últimos 10 anos a população caiu de 18 mil para 14 mil, segundo dados do último censo?
2- Por que ,no seu último ano de mandato , o prefeito entra sem realizar sequer 10% de seu plano de governo prometido em campanha?
3- A lei de Responsabilidade Fiscal ( LRF), no seu Art. 42 apresenta o seguinte texto: É vedado ao titular de Poder ou órgão..., nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Diante disto, Por que o prefeito alega que está pagando dívidas até hoje, tentando se justificar de não ter realizado nenhuma obra de expressão em nossa cidade?

4- Por que os partidos políticos se apresentam somente no período eleitoral, a cada 4 anos, como ”a última coca cola no deserto”e como “salvadores da Pátria”???

5- Por que vários conselhos municipais existem apenas no papel, como é o caso do Conselho do meio ambiente, da habitação e do trânsito?

6- Onde está a “Incubadora de Empresas”, prometida para gerar empregos e por que a gestão participativa - que foi um compromisso de campanha-, nunca passou de uma promessa de campanha?

7- Por que o resultado das licitações e os contratos licitatórios não são publicados?

8- Segundo os dados que estão disponibilizados no TCE, os gastos com diárias da prefeitura (Executivo e do legislativo) somaram nos quase três anos de exercício, em mais de 800 mil reais, sendo que Lages não chega a 240 mil. Por que tantos gastos, quase nenhum investimento e pouco resultado?

9- Por que a Câmara de Vereadores de Correia Pinto apareceu na 6ª posição em 2009 e na 4ª posição em 2010 no ranking de gastos com diárias apurados em todo o estado de SC?

10- Por que no dia da marcha contra a corrupção a Câmara de Vereadores antecipou o horário da sessão legislativa de 19h para as 14 horas?

11- Por que a Câmara de Vereadores não dispõe de um site na internet para dar transparência a seus atos e por que não transmite as sessões pela rádio comunitária?

12- Por que a maior parte das pessoas de bem deste neste município não disponibiliza sequer uma hora por mês de seu tempo pela mobilização social , para contribuir em favor de uma cidade saudável; se não para si, pelo menos para os seus filhos

Unknown disse...

Unisocial,
Convidamos os membros da
Unisocial para participarem do 5o encontro nacional dos Observatórios Sociais, dias 27 a 29 de março, em Balneário Camboriú. Mais informações em www.ossj.org.br ou 48 9911-6688